quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Motherboard : Componentes

Bateria :

A bateria interna nas motherboards mais antigas tinha como função guardar as informações da EEPROM enquanto o computador permanecia desligado.
Nas motherboards actuais,a bateria interna tem como função exclusiva manter a hora/data actualizadas .
A bateria interna que falamos é uma pequena bateria circular que fica perto dos Slots SATA/IDE da motherboard,é designada por CR2032 .

(Imagem de uma Bateria de lítio CR2032 com 3V)





Chipset 

Chipset é um chip (ou conjunto de chips) responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída como o barramento de comunicação do processador, o acesso à memória, o acesso ao disco rígido, periféricos on-board e off-board, comunicação do processador com a memória RAM e entre outros componentes da placa-mãe. Geralmente, é dividido em southbridge e northbridge .
O northbridge é o chipset dito "principal" ,faz a parte mais crucial do trabalho da motherboard, tem uma tendência a aquecer demasiado,precisando portanto de um dissipador de calor (cooler) mais eficaz do que o southbridge (que até nem utiliza dissipador).
  • O northbridge faz a comunicação do processador com as memórias, através do barramento de comunicação externa do processador, e com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.
  • O southbridge geralmente é responsável pelo controle de dispositivos de entrada ou saída (I/O) como as interfaces IDE/SATA que ligam os discos rígidos, drives de CD/DVD-ROM ao processador. Geralmente cuidam também do controle de dispositivos on-board como o do som .



 (Southbridge VIA de uma motherboard)


(Nortbridge Intel de uma motherboard ASUS,sem o seu dissipador de calor)


(Northbridge de uma motherboard ASUS,com o seu típico dissipador de calor colocado)




Controladores

  • On-board: como o próprio nome diz, o componente on-board vem directamente conectado aos circuitos da placa mãe, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memória RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preço das placas ou componentes mas, em caso de defeito o dispositivo não será recuperável, no caso de modem AMR, basta trocar a "placa" do modem AMR com defeito por outra funcionando, pois, este é colocado em um slot AMR na placa-mãe. São exemplos de circuitos on-board: vídeo, modem, som e rede.
  • Off-board: são os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa mãe e por isso, são separados, tendo sua própria forma de trabalhar e não usando o processador, geralmente, quando vídeo, som, modem ou rede, o dipositivo é "ligado" a placa-mãe usando os slots de expansão para isso, têm um preço mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrário em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento é realizado pelo próprio chipset encontrado na placa do dispositivo.
 
  

Slots de Expansão 
PCI 

O barramento PCI ou (Peripheral Component Interconnect) é uma tecnologia para conectar diferentes periféricos na Placa-mãe. Está presente em todas as motherboards desde a sua existência,e ainda nos dias de hoje podemos vê-los nas motherboards para que se possam conectar placas de som ,adaptadores wi-fi ,entre outras.

(Tabela da IBM com os diversos slots PCI,o 16x é utilizado para colocar Placas Gráficas exclusivamente,os outros para os restantes dispositivos internos)

(Placa Wi-Fi ,com encaixe para PCI (PCI 8X na tabela)


ISA
As placas-mãe mais antigas dispunham de barramento ISA,o barramento ISA permitia a ligação de placas com funcionamento a 8 bits,vindo a ser substituído pelo PCI mais tarde .



 (Slot ISA)





AGP 

O barramento AGP ou (Accelerated Graphics Port) é uma tecnologia de barramento usada principalmente por placas de vídeo. As placas AGP excedem um pouco em tamanho as placas PCI. A tecnologia AGP já está foi substituída pelo barramento PCI Express. A tecnologia PCI Express conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais(Tecnologias como o Crossfire da ATi ou SLi da Nvidia). 




(Placa Gráfica Radeon HD2400PRO 256Mb ,com encaixe AGP)





PCI-Express 
PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI - EX) é o padrão de slots . criada pela Intel. Introduzido pela Intel em 2004, o PCI Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI. Sua velocidade vai de 1x até 32x (sendo que atualmente só existe disponível até 16x). Mesmo a versão 1x consegue ser seis vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das placas gráficas, um slot PCI Express 16x é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. Isto é possível graças a sua tecnologia, que conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transferência de dados. 



(Slot PCI-Express 16x (Laranja)

(HD5970 da ATI ,PCI-Express 16x)

 (Motherboard com 2 Slots PCI-Express,para utilização da tecnologia Crossfire (2 Placas gráficas em uso simultâneo)


(Tecnologia Crossfire da ATi,2 Slots PCI-Expresse 16x em uso)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Motherboard : Tipos

AT vs ATX

AT

AT é a sigla para (Advanced Technology). Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.






ATX

ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente a maioria dos computadores novos vêm baseados neste padrão. Entre as principais características do ATX, estão:

  • o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada,
  • conectores de teclado e mouse no formato mini-DIN PS/2 (conectores menores)
  • conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos,
  • melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.

    Videos : Motherboard

    A Motherboard

    O que é?
    Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

    Para que serve ?

    A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes do microcomputador. Assim, processador, memória, placa de vídeo, disco rígido, teclado, rato, etc. estão ligados directamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes electrónicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.


     
     (Esquema de funcionamento da motherboard)




    Imagens :






    segunda-feira, 18 de outubro de 2010

    Ábaco





    O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

    Construção de um Ábaco :
    Cada bastão contém bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas na posição inferior, temos um valor representado. Pode haver variações, como na figura ao lado, onde se fazem divisões na moldura e o número de bolas é alterado. Observe que na figura temos o número 6302715408 (por exemplo 8=5+3, com a parte superior representando múltiplos de 5, neste caso 0, 5 e 10).
    Estrutura com hastes metálicas divididas em duas partes, das quais uma tem duas contas e a outra, cinco contas, que deslizam nessas hastes. Os ábacos orientais dispõem de varas verticais divididas em dois, com as contas sobre a barra tendo o valor cinco vezes superior aos das contas abaixo. O suanpan chinês dispõe de duas contas acima da barra ou divisor e cinco abaixo. O moderno soroban japonês por outro lado, tem uma conta acima e quatro abaixo do divisor.
    Algumas hastes podem ser reservadas pelo operador para armazenar resultados intermediários. Desta forma, poucas guias são necessárias, já que o ábaco é usado mais como um reforço de memória enquanto o usuário faz as contas de cabeça.


    Cálculo : 
    O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, e trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue a regra ou padrão 6 = 10 - 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (-5 + 1 = -4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara à esquerda. Daí, passa a somar o três ao quatro, o sete ao oito, e no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.
    Devido a operar assim, da esquerda para a direita, pode começar seu cálculo assim que saiba o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, calcula a partir das unidades ou do lado direito do problema.

    quarta-feira, 13 de outubro de 2010

    Memórias do sistema informático


    Podemos distinguir os vários tipos de memórias:
    • Memória principal: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM (volátil), ROM (não volátil), memórias e cache.
    • Memória secundária: memórias que não podem ser endereçadas directamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CD´s, DVD´s, disquetes, pen drives ,etc . 
    Às vezes faz-se uma diferença entre memória secundária e memória terciária. A memória secundária não necessita de operações de montagem (multimédia em um dispositivo de leitura/gravação) para ter acesso aos dados, como discos rígidos; a memória terciária depende das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros.

    quarta-feira, 6 de outubro de 2010

    A Robótica

    O que é a Robótica ?

    Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica,electrónica e computação , que actualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adoptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.



    Aplicações da Robótica

    A robótica é utilizada em vários ramos,um exemplo é a produção automóvel (como exemplo,a Toyota utiliza máquinas para reduzir os custos operários na construção dos seus automóveis ,assim como outros fabricantes).
    Mas a robótica estende-se também por exemplo, a submarinos, robôs-bombeiros, cirurgiões entre outros .
    Podemos citar por exemplo: Nanotecnologia (para a construção de nanorobôs a fim de realizar operações em seres humanos sem necessidade de anestesias), na produção industrial (os robôs que são criados para produção e desenvolvimento de mercadorias) e em produções avançadas como os "dummys" feitos para transcrição de colisões de carros,os chamados "crash tests".



    segunda-feira, 4 de outubro de 2010

    A Importância das TIC na sociedade


    As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual. A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.  A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.As TIC são importantes em muitos sectores, como iremos explicar seguidamente.