quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Memórias do sistema informático


Podemos distinguir os vários tipos de memórias:
  • Memória principal: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM (volátil), ROM (não volátil), memórias e cache.
  • Memória secundária: memórias que não podem ser endereçadas directamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CD´s, DVD´s, disquetes, pen drives ,etc . 
Às vezes faz-se uma diferença entre memória secundária e memória terciária. A memória secundária não necessita de operações de montagem (multimédia em um dispositivo de leitura/gravação) para ter acesso aos dados, como discos rígidos; a memória terciária depende das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário